sexta-feira, 4 de maio de 2012

Google Docs ganha 450 novas fontes.

O Google Docs está ganhando 450 fontes adicionais de caracteres e 60 novos modelos de documentos de texto. É mais uma gama de novidades nos aplicativos online do Google, que vêm sendo aprimorados desde que foram inaugurados, em 2007. No último ano, segundo o Google, houve mais de 200 aperfeiçoamentos.
Os aplicativos do Google Docs permitem editar, no browser, planilhas, documentos de texto, apresentações e desenhos. Na semana passada, eles foram incorporados ao Google Drive, o novo serviço de armazenamento de arquivos na nuvem do Google. Agora, os documentos criados com o Docs aparecem junto com aqueles que o usuário transferiu do seu computador ou smartphone para o servidor do Google na internet.
Quando alguém formata um texto no Google Docs, pode escolher entre as dezenas de fontes de caracteres disponíveis no computador. Agora, os fanáticos por letras e números também podem clicar no item Adicionar Fontes, ao final da lista. Um menu com 450 fontes adicionais, disponíveis no servidor do Google, é exibido. Ele inclui desde fontes bastante sóbrias até outras mais artísticas. São as mesmas que estão disponíveis no site Google Web Fonts, dirigido aos designers.


“Quer você esteja procurando a fonte perfeita para uma história em quadrinhos ou letras manuscritas para seu convite de casamento, esperamos que experimente as novas fontes e crie documentos atraentes”, escreveu a engenheira de software Isabella Ip no blog oficial do Google Docs ao apresentar a novidade.
Os novos modelos de documentos facilitam a criação de textos, planilhas, desenhos, apresentações e formulários. Eles se voltam a trabalhos escolares, domésticos e profissionais. Há modelos para receitas culinárias, canções, boletins informativos, currículo e planejamento de viagem, por exemplo.
O Google anunciou, também, novas opções para inserir imagens aos documentos. É possível, por exemplo, usar uma imagem armazenada no Google Drive ou fazer uma foto com a webcam. Nas planilhas, há novas opções para os gráficos, como a de incluir uma grade mais detalhada como fundo.